Disciplinas

Teologia
A Teologia Sistemática empenha-se por definir os termos empregados na palavra de Deus, através de conclusões lógicas. Consideramos perigosa e ridícula a declaração de que as doutrinas da teologia não podem preservar uma coerência lógica do princípio ao fim. De início, o principal objetivo é prover para os alunos uma matéria em que são discutidos muitos pontos e questões de grande importância prática que, não têm sido discutidos em nenhum sistema de instrução teológica existente. A verdadeira coerência cristã implica progresso em conhecimento e santidade, e mudanças em teoria e prática conforme exigir a luz crescente.

Doutrina
São virtudes fundamentais da bíblia dispostas em ordens sistemáticas, literalmente significa ENSINO COM INSTRUÇÃO. A teologia sistemática, que engloba ramos como a teologia doutrinal, a teologia dogmática e a teologia filosófica, é a disciplina da teologia cristã que formula uma descrição ordenada, racional e coerente da fé e crenças cristãs.

Romanos
Epístola de Paulo aos Romanos, geralmente referida apenas como Romanos, é o sexto livro do Novo Testamento. Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o “mais importante legado teológico”.

Missiologia
Misiologia é um ramo da Teologia, que estuda o plano de salvação de DEUS para a humanidade, que é ações de propagação do evangelho. A missão da Igreja em uma perspectiva cristã – tem como objetivo principal fornecer ao aluno os princípios e informações necessárias para a construção de uma perspectiva cristã coerente e sólida a respeito do mais eficaz mecanismo de alcance dos povos para o Reino de Deus: Missões.
 
Pentateuco
Pentateuco (Gr. Pente – cinco; Teuchos – estojo para rolos de papiro) é um termo grego aplicado aos cinco livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A importância destes é compreendida quando se medita nos cinco pontos em que estão fundamentados: cósmico, étnica, histórico, religioso e profético.

Hemenêutica
Estudo de um conjunto de princípios fundamentais à interpretação quando da análise de qualquer porção de texto bíblico, assim como os estudos complementares necessários a tal análise. Como complemento a disciplina oferece o estudo sobre língua portuguesa e análise específica e elaborada de alguns trechos bíblicos como recurso para a prática dos princípios estudados.

Vida Familiar
Estudar os diferentes aspectos da vida familiar é fundamental para focalizar o Propósito Eterno de Deus na família, já que isto dará sentido e razão a todos os temas seguintes. Entender quais são os propósitos, e objetivos de acordo com a bíblia é o alvo principal.

Atos
O livro de Atos apresenta a história da igreja cristã primitiva e a propagação do evangelho de Jesus Cristo, bem como a crescente oposição a ele. Através do estudo do livro de Atos, podemos ver que Deus faz coisas inimagináveis através de pessoas obedientes quando Ele os capacita através de Seu Espírito.
 

Oração
Orar a Deus deveria ser uma coisa simples. Todavia, poucos assuntos precisam de mais esclarecimentos do que a oração. Há muitos conceitos errados sobre a oração por causa do misticismo e da superstição que acometem o ser humano, por falta de mais conhecimento bíblico sobre o assunto e por causa de idéias equivocadas que as pessoas têm sobre Deus, e por isso a importância de estudarmos sobre esse assunto fundamental da vida do crente.

João
O estudo do Evangelho do João nos auxilia entender sobre o ministério, milagres e divindade de Jesus. João tem sido também uma grande ferramenta nas mãos de Deus para buscar o perdido, diferentemente  dos outros evangelhos, ele nos mostra o Deus transcendente  que se torna Emanente  ao se  tornar  homem, com o propósito  dda salvação.

Evangelhos Sinóticos
Os evangelhos sinóticos contam os eventos e ensinamentos mais importantes da vida de Jesus. Eles mostram o que Jesus fez durante seu ministério e como Ele veio para salvar o mundo. Os três evangelhos sinóticos contam todos a mesma história mas de perspetivas um pouco diferentes, acrescentando ou deixando de fora algumas partes de acordo com o objetivo do texto.

História da Igreja
História da igreja é a historiografia que se dedica ao estudo específico da Igreja, tanto das diversas instâncias eclesiásticas existentes no interior do cristianismo, quanto história dos cristãos considerados “leigos” pela teologia cristã. Isto é, a História da Igreja investiga tanto a história do Catolicismo como a da Igreja Ortodoxa e Protestante (além de outras Igrejas menores).

Homilética
A Homilética é ciência que ensina como preparar e comunicar sermões, a arte de pregar. A homilética é um instrumento que ajuda o pregador a organizar os pensamentos de tal forma que facilita a exposição do sermão, porém de forma alguma anulará a inspiração do Espírito Santo. A preleção nos possibilita diferentes formas e possibilidades de elocução Homilética. A Homilética envolve toda a pregação e a liturgia do culto.

Profetas
Muitos confundem a função do profeta no Antigo Testamento e a função do profeta no Novo Testamento. É importante entendermos a diferença grande que há entre estes tempos. Uma coisa é quando falamos sobre acontecimentos antes da vinda e morte de Jesus, e tudo se torna muito diferente quando estamos falando de algo após a vinda, morte e ressurreição de Cristo. O simples entendimento desses períodos, ou alianças, nos dará clareza  para entendermos algumas coisas, por isso a importância do estudo nos livros proféticos.

Livros Históricos
Os livros históricos ocupam a maior parte do Antigo Testamento. Neles, encontramos a história do povo de Deus desde a entrada na terra prometida até quase a época de Jesus Cristo. É interessante notar que nesses livros não encontramos apenas uma crônica dos fatos, mas uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé. E o estudo da matéria mostra a história vista por dentro, mostrando as relações entre Deus e os homens através dos acontecimentos.
 
1 e 2 Timóteo
Epístola de Timóteo, instruções de um apóstolo para um diácono da igreja, com todas as informações necessárias para um ministério aprovado por DEUS. O estudo das cartas de Paulo à Timóteo nos ajuda a compreender verdades elementares do ministério e nos ensina princípios essenciais do ministério pastoral.